5 de abril de 2010

Palavras enraivecidas

No meio de um monólogo perturbado e muito próximo de um quadro clínico de psicose, afirmaram que tenho um grande defeito: ser orgulhosa. Concordo que o orgulho se pode tornar num defeito, mas apenas em casos extremos. Penso que quem me conhece realmente bem (e o protagonista do monólogo já deu mostras de que não me conhece minimamente no que diz respeito à minha índole) sabe que não represento um caso de "pessoa extremamente orgulhosa que não dá valor às coisas boas que tem". Sei que há aspectos da minha vida pelos quais devo sentir orgulho, no entanto sou bastante moderada no que toca a tal assunto. Talvez se tivessem afirmado que sou uma pessoa demasiado orgulhosa para me contentar com o medíocre, aí sim, teriam o meu total apoio, visto que o medíocre não me fascina. Mas pensando melhor, não gostar do medíocre não está (a meu entender) directamente relacionado com o orgulho, mas sim com a ambição. Então, reformulando a história: essa tal pessoa, nesse tal monólogo, se me conhecesse bem, em vez de dizer "És demasiado orgulhosa", devia ter dito "És demasiado ambiciosa", porque, assim, eu poderia ter respondido "Com muito orgulho!".

3 comentários:

  1. N t considero orgulhosa no sentido negativo da palavra. Estou ctg quase todos os dias, acho que és das pessoas com quem tenho passado mais tempo e sei perfeitamente que dás valor à tua vida (quer aconteçam coisas más ou boas). É claro que todos nós somos 1 bocadinho orgulhosos, faz parte do ser humano...quem n sabe isso, n merece a tua atenção...Lá pk n t contentas c o mediocre, n quer dizer k tenhas assim muiiiiiiitaaaaa ambição, simplesmente, sabes o valor que tens e sabes a que tens direito. *** twin luv

    ResponderEliminar
  2. Que boa reflexão esta que aqui nos apresentas! Parabéns! Adorei a forma original como rematas o assunto!
    O orgulho é necessário. Moderadamente e sensatamente. Como tu o sabes usar. A ambição igualmente.
    Gosto de ti orgulhosa dessa tua ambição! Gosto mesmo! Jinho.

    ResponderEliminar
  3. Conheço-te o suficiente para saber que todo e qualquer orgulho que possas sentir é merecido e ainda não chegou, de todo, ao ponto de se tornar um defeito.
    Tu és única, o que faz com que goste de ti de uma forma também ela única. Love you*

    ResponderEliminar