1 de julho de 2010

"Esta é a nossa rua"

Assim se chama o documentário que vi hoje na RTP1, sobre a diversidade cultural que existe na Avenida Almirante Reis, em Lisboa. Se tivesse visto este documentário o ano passado, poderia estar incluída no pronome possessivo que figura no título, mas já não pertenço a este mundo. Não posso dizer que conheço aquela Avenida como a palma das minhas mãos, mas foram inúmeras as vezes em que os meus pés pisaram a sua calçada, em que os meus olhos desfilaram sobre as suas fachadas, em que os meus ouvidos foram embalados pelos seus sons. Por vezes, quando sinto vontade de me refugiar, é nesta Avenida que penso, é para lá que o meu espírito voa, com vontade de não voltar. Não sei ao certo porque me fascina esta artéria de Lisboa , talvez porque foi o primeiro sítio que me fez sonhar com a vida académica, que me acolheu de braços abertos e que testemunhou os meus sofrimentos e alegrias do início do meu sonho de independência. Sinto falta de ter esta Avenida sempre ao meu lado, de ser embalada por ela, de despertar com ela, de viver com ela. Por ventura ainda sou capaz de voltar a ter esta Avenida como morada; por enquanto, visito-a quando posso, demonstrando-lhe que nunca me esquecerei dela.

2 comentários:

  1. Na Avenida Almirante Reis passei eu alguns dias num apartamento emprestado, aquando da nossa Expo 98. Foram dias animados e de uma imensa estafa. Mas chegava lá a cima e olhava a vida daquela avenida. Era de noite e toda uma fauna rara por ali surgia. Frente à Portugália, desciam dos carros de marca os casais esfomeados pelo célebre bifinho ou pela lagosta suada... E eu lá de cima, quase a tocar as estrelas via tudo minúsculo, mas sempre agitado numa vida que nunca, nunca parava.
    Também tenho, com vês, um fraquinho por este lugar. Jinhos.

    ResponderEliminar
  2. o IST fica mesmo ali... se quiseres uma desculpa podes sempre dizer que foste almoçar comigo ;)

    ResponderEliminar